segunda-feira, 12 de março de 2012

O que você faz de bom?/Coletiva Jubiarte

Recebi um convite da querida amiga BIA, uma pessoa sempre muito preocupa e disposta a ajudar e preservar o meio ambiente.

E a pergunta é: O que você faz de bom?
Me pareceu uma pergunta tão simples, mas que na verdade é bem complexa. Eu explico porque?
Fazer coisas boas fazemos geralmente no nosso dia a dia, mas ponderar se são realmente algo que faz a diferença é bem diferente.
As vezes penso que eu poderia fazer muita coisa, seja em prol da natureza, seja em prol do ser humano.
Mas a resposta vem fácil; sim posso melhorar muito, fazer muito mais.
 Por outro lado acredito que o pouco que se faz, já está de bom tamanho( por hora), porque o importante é não cruzar os braços.
Em primeiro lugar o exemplo se dá em casa, aqui nossos filhos aprenderam desde cedo onde é o lugar do lixo, respeito ao ser humano e animais, gentileza etc,  coisas que todos colocamos em prática diariamente.
Porque acredito que o mundo será melhor se os jovens e crianças de hoje forem bem educados.
As outras coisas que faço, fica por conta de reaproveitar material reciclado, também vou  juntando todo tipo de panfleto, papéis de balas etc, no carro, nada vai para a rua, final de semana é fazer a limpeza, porque nessas alturas o carro virou lixeira, rsrsrs, mas isso não me incomoda.
Separo diariamente o lixo doméstico do reciclado , para isso tenho duas lixeiras;



Outra coisa simples que faço é com relação ao óleo usado,  coloco em garrafas pets, e dôo para quem faz sabão ou levo nos muitos postos de coleta espalhados pela cidade.
Aliás, Curitiba faz a coleta do reciclável a anos, ( aqui o caminhão passa as terças e quintas),  além de coleta de lâmpadas, óleo de cozinha , pilhas, embalagens de remédios vencidos etc, que são feitas em alguns dias da semana ( conforme o calendário da prefeitura) próximo aos terminais de ônibus.

E são coisas assim, simples, que muitos já fazem, porém outros não estão nem aí.
 É pouco mas todos colocando em prática vira MUITO...
Beijokas...e parabéns a Bia




9 comentários:

Anelise Coutinho disse...

Oi amore, pois é as corujinhas são um encanto neh?eu amo...rs.Parabéns seu blog como sempre esta um arraso, bjinho prima linda!

Luciana Soriano disse...

Que bela postagem Indy! O pouco que fazemos, isoladamente parece não fazer diferença imediata, mas é assim mesmo que as mudanças começam. Eu penso sempre na questão da água: lembro que, quando eu era criança, brincávamos com mangueira sem pensar no desperdício, tomávamos banhos intermináveis e não ligávamos para vazamentos. Hoje, eu não consigo ver uma torneira aberta com água se perdendo ralo abaixo! Pequena mudança de atitude que aprendi e passo para os meus filhos... acho que coisas assim se multiplicam e temos a certeza que fizemos algo de bom!

Beijos

Lu

Lola disse...

Indy, vc faz tanta coisa pelo o outro e pelo mundo! Gostei de ver as ações de reciclagem e trato do lixo. Isso demonstra mais do que responsabilidade social: demonstra carinho pelo comunitário. Parabéns!
Bjs

Sandra Portugal disse...

Excelente participação na BC da Bia do Jubiart!
bjs Sandra
http://projetandopessoas.blogspot.com//

Maria Luiza disse...

Lindo ser humano é vc! Parabéns pela participação! Gostei também do caminhão se- pa- re. Beijos!

Zizi Santos disse...

Quanta bondade com a natureza! Gestos de amor: reciclar o lixo , o óleo e mais coisas que você faz. Quem se doa assim, terá um retorno de Deus, com certeza!
tenha uma bela semana
bjo
Zizi

Indy disse...

Adorei essa ideia da Bia, adorei ler o que as pessoas fazem de bom.
Só informando que tirei o formulário que tinha abaixo dos comentários, isso estava confundindo as pessoas, elas escreviam achando que estavam comentando, quando na verdade estavam me enviando email.
Então: Bia: http://www.jubiart.com.br/
Adriana: www.adrianabalreira.com
Adelaide: http://euseivoucontar.blogspot.com

Recebi seus emails e já visitei a todas...obrigada.... Bjos

Orvalho do céu disse...

Olá, querida
Parabéns por falar do que vive e das práticas ambientais, foi a primeira que li incluindo esse ítem indispensável no fazer o bem... Legal!!!
Bjm de paz e festivo

Orvalho do céu disse...

Olá, querida
Parabéns por falar do que vive e das práticas ambientais, foi a primeira que li incluindo esse ítem indispensável no fazer o bem... Legal!!!
Bjm de paz e festivo

Postar um comentário

Oba... que bom que você veio até aqui!!!!
Adoro ler comentários.
Beijokinhas